A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas está incentivando ativamente os municípios a promoverem ações de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como parte da campanha “Sexo Seguro/Carnaval”. Durante todo o mês de fevereiro, a SRS reforçou a importância da mobilização, concentrando esforços na prevenção durante o período do Carnaval.
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS distribuiu testes rápidos, preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e cartazes informativos sobre a prevenção do contágio pelo vírus HIV para os municípios sob sua jurisdição, bem como para o Serviço de Atenção Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA).
Alba Máris Barroso de Carvalho Abdala, referência técnica em IST/AIDS da SRS Alfenas, destacou que “a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da distribuição desses materiais e insumos, busca conscientizar a população sobre a importância do divertimento responsável, prevenindo as ISTs com o uso de preservativos masculinos e femininos”.
Alba Máris ressaltou ainda que “em caso de exposição ao HIV, o teste pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, pois é rápido, seguro, gratuito e sigiloso”.
Nos dias 8 e 9 de fevereiro, a Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implementou ações preventivas contra ISTs, distribuindo preservativos, auto-testes e panfletos informativos, com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados para evitar essas doenças.
Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas principalmente por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo com uma pessoa infectada. A transmissão também pode ocorrer da mãe para o filho durante a gestação, parto ou amamentação. Exemplos de ISTs incluem herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.