segunda-feira , 23 dezembro 2024
Capa » POLÍTICA » “SENADOR SERGIO MORO ABSOLVIDO PELO TRE-PR EM DERROTA PARA PT E PL: VOTAÇÃO ENCERRA EM 5 A 2”
“SENADOR SERGIO MORO ABSOLVIDO PELO TRE-PR EM DERROTA PARA PT E PL: VOTAÇÃO ENCERRA EM 5 A 2”

“SENADOR SERGIO MORO ABSOLVIDO PELO TRE-PR EM DERROTA PARA PT E PL: VOTAÇÃO ENCERRA EM 5 A 2”

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) absolveu, por uma margem de 5 votos a favor contra 2, o senador Sergio Moro (União Brasil) das acusações de abuso de poder econômico, caixa 2 e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2022. A decisão, tomada em uma sessão que se estendeu por quase 7 horas nesta terça-feira (9), representa uma derrota para o PT e o PL, que devem buscar recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As acusações foram movidas por uma federação composta por PT, PCdoB e PV, além do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Com a decisão do TRE-PR, o mandato de Moro no Senado é mantido.

O processo, iniciado em 1º de abril, teve três interrupções devido a pedidos de vista. Os advogados do PT e do PL, autores das ações contra Moro, ainda têm a opção de recorrer ao TSE.

Nos bastidores, há relatos de que o senador Flávio Bolsonaro intercedeu junto ao PL para evitar um recurso ao STF, que já ocorreu por parte dos advogados do PT. No entanto, persiste o risco de cassação para Moro, especialmente devido às críticas feitas por um juiz que, teoricamente, deveria ser impedido de julgar imparcialmente.

O episódio ressalta a preocupação sobre a politização dos julgamentos no Brasil, evidenciando a necessidade de uma atuação jurídica isenta por parte da mais alta corte do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

sete + 8 =