A Prefeitura de Andradas anunciou, nesta quarta-feira, 21, o decreto de Estado de Emergência em Saúde Pública contra a dengue, enquanto Minas Gerais ascende ao segundo lugar em números da doença. O município enfrenta uma significativa evolução nos casos, passando de 34 para 134 em apenas 20 dias, conforme dados do painel da Secretaria de Estado de Saúde, que registra 214 casos prováveis, incluindo 44 confirmados.
A gerente da Divisão de Vigilância em Saúde, Ana Beatriz Sasseron, destacou a preocupação com a alta infestação de focos do mosquito Aedes Aegypti dentro das residências, com 10% dos imóveis apresentando foco. Relatos dos agentes de combate às endemias revelam a presença de focos em calhas, telhados, caixas d´água descobertas e recipientes de água de animais.
Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde organiza o Mutirão de Combate à Dengue no próximo sábado, 24 de fevereiro, concentrando esforços nos bairros Jardim Bela Vista e Vila Leite, inicialmente. Agentes estarão eliminando possíveis criadouros do Aedes Aegypti, alertando que a situação não se restringe a essas áreas, tendo ocorrido bloqueios (fumacê) em 20 bairros até o momento.
A campanha educativa “10 Minutos Contra a Dengue”, iniciada neste ano, reforça a importância de dedicar tempo semanal para checar possíveis focos do Aedes Aegypti em residências. A colaboração da população é essencial, permitindo o acesso dos agentes para tratamentos, mantendo quintais limpos, evitando depósito de lixo e entulhos, e eliminando água parada, contribuindo assim para prevenir novos focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.