segunda-feira , 23 dezembro 2024
Capa » QUESTIONANDO TUDO » DESCASO AMBIENTAL E ABANDONO: USINA DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE ALTEROSA VIRA SÍMBOLO DO DESLEIXO NA GESTÃO ATUAL
DESCASO AMBIENTAL E ABANDONO: USINA DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE ALTEROSA VIRA SÍMBOLO DO DESLEIXO NA GESTÃO ATUAL

DESCASO AMBIENTAL E ABANDONO: USINA DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE ALTEROSA VIRA SÍMBOLO DO DESLEIXO NA GESTÃO ATUAL

A cidade de Alterosa, outrora orgulhosa por sua usina de tratamento de esgoto durante a gestão do ex-prefeito Dimas dos Reis Ribeiro em 2006/7, enfrenta agora uma situação desoladora. A usina, que já foi exemplo de eficiência, está hoje abandonada, sendo testemunhada apenas por um vigilante, enquanto o mal cheiro e o desequilíbrio ambiental tomam conta da região. 

O descaso não se limita à usina; a prefeitura, silente diante do possível lançamento de uma rede de esgoto de um loteamento, agora bairro, no Ribeirão de São Joaquim, contribui para um ambiente insalubre para os moradores. O entroncamento dessa rede com a existente na cidade não parece ser suficiente, resultando em mal cheiro insuportável, especialmente nos finais de semana. 

O impacto desse descuido é evidente no pequeno lago de um morador, hoje contaminado e prejudicando a criação de peixes e a irrigação de uma horta. O secretário de obras do município esteve no local, tomando conhecimento do fato, mas a inércia do prefeito persiste. 

Mesmo com conhecimento do problema, a caneta que pode resolver a situação continua nas mãos do prefeito, que, aparentemente, não tem pressa em agir. Reportagens feitas no ano passado alertaram sobre a situação, mas nada de concreto foi feito. 

A cidade de Alterosa enfrenta não apenas um desastre ecológico, mas também a persistência de uma administração que parece não dar a devida atenção a questões ambientais cruciais. A comunidade, diante das próximas eleições, precisa avaliar se é hora de optar por uma mudança efetiva, escolhendo uma gestão comprometida com o bem-estar da cidade e a preservação ambiental. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

4 × 5 =