Na segunda rodada da pesquisa DATATEMPO, que avalia os cenários para a eleição municipal deste ano em Belo Horizonte, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) lidera numericamente a corrida eleitoral para a Prefeitura, com 15,9% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatado tecnicamente com Viana, está o ex-deputado João Leite (PSDB), com 12,9%, seguido pelo deputado estadual Bruno Engler (PL), que pontua 10,2%.
A margem de erro do levantamento é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos. Com 13 nomes na lista estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, o cenário aponta para uma possível disputa entre figuras mais alinhadas à direita e ao centro, embora o cenário ainda seja indefinido, considerando a margem de erro.
Os números mostram que a eleição para prefeito em BH pode se desenhar com uma polarização entre esquerda e direita, como sugere a cientista social Bruna Assis, analista do DATATEMPO. Ela destaca que há um cenário de intenções de voto bastante pulverizado entre os candidatos, com empates técnicos em todas as posições.
Na sequência, ocupando o quarto, quinto e sexto lugares, estão o deputado federal Rogério Correia (PT), com 8,8% das intenções; o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), com 7,1%; e a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 5,9%.
A pesquisa também revela que sete possíveis candidatos não ultrapassaram 3% das intenções de voto, incluindo o presidente da Câmara de BH, Gabriel Azevedo, que lançou sua pré-candidatura pelo MDB, atraindo 2,2% das intenções.
Os dados foram coletados em 1.200 entrevistas domiciliares realizadas entre 26 e 30 de março. A pesquisa foi contratada pela Sempre Editora, com registro no TRE-MG sob o número 02336/2024.