O ex-presidente Jair Bolsonaro passou pelo menos duas noites na Embaixada da Hungria em Brasília, depois de ser obrigado a entregar seu passaporte à Justiça brasileira, conforme revelado pelo jornal norte-americano The New York Times (NYT).
O NYT divulgou imagens de vídeo e fotos que indicam Bolsonaro entrando na embaixada em 12 de fevereiro e saindo dois dias depois. Fotos de satélite também mostraram seu veículo estacionado lá.
A permanência de Bolsonaro na embaixada húngara levanta especulações de que ele estava buscando “aproveitar sua amizade” com o primeiro-ministro Viktor Orbán, um político de extrema-direita, como estratégia para escapar de possíveis punições da justiça brasileira.
A reportagem mencionou que se houvesse um mandado de prisão preventiva contra Bolsonaro, sua hospedagem em uma embaixada internacional poderia impedi-lo de ser detido, já que os consulados são considerados territórios dos países de origem. Imagens exclusivas das câmeras de segurança revelaram o ex-presidente do Brasil passando duas noites na Embaixada da Hungria durante o Carnaval.